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Série: A revolução da mobilidade elétrica -Parte 2
Série: A revolução da mobilidade elétrica -Parte 2
Mauro Shirasuna

Seja bem-vindo! Este é o segundo blog de uma série a respeito da Mobilidade Elétrica e, neste artigo, mais especificamente, iremos descrever os princípios básicos do funcionamento de um carro elétrico. Para quem ainda não leu, recomendo ver o primeiro blog desta série para entender o cenário na qual a Mobilidade Elétrica, também chamada de Eletromobilidade, está se desenvolvendo.

Venha nos acompanhar nesta série de blogs sobre esta novíssima tendência tecnológica que entusiasma tanto os profissionais do setor de mobilidade, os ambientalistas e consumidores, em geral!

As perspectivas futuras são otimistas. Cidades menos poluídas e barulhentas, além de uma infinidade de novas profissões que devem surgir em torno da Mobilidade Elétrica.

Os componentes básicos do Carro Elétrico

Se você pretende compreender o que é a Mobilidade Elétrica, e seus impactos na sociedade moderna atual, é imprescindível começar pelo primeiro degrau e com algo bem simples: entendendo os princípios básicos do funcionamento de um Carro Elétrico.

Como descrevemos no primeiro blog desta série, o Carro Elétrico não é uma invenção recente. Na verdade, os primeiros protótipos surgiram em 1832 e se o compararmos com um moderníssimo carro atual da Tesla, por exemplo, perceberíamos que o princípio básico de funcionamento é quase o mesmo, ou seja, um banco de baterias alimentando um motor elétrico e, este por sua vez, faz a tração mecânica do veículo.

Já que citamos a Tesla, vamos analisar como um Modelo S, um dos mais vendidos, funciona internamente. Veja figura abaixo.

Figura 1: Tesla Modelo S

O Banco de Baterias

Em seguida, imagine que retiramos toda a carroceira, sobrando apenas o chassi:

  • Imediatamente, o que nos chama a atenção é o Banco de Baterias que é instalado na parte inferior do chassi.
  • O maior volume, peso e custo do carro estão nas baterias.
  • Como o Banco de Baterias está instalado na parte mais baixa do chassi, possibilita um centro de gravidade baixo e maior estabilidade ao Carro Elétrico.
Figura 2: Chassi do Tesla Modelo S

O Motor Elétrico

Além do Banco de Baterias, podemos notar o motor elétrico (na cor vermelha) e o inversor de frequência (cor verde). O motor elétrico está acoplado mecanicamente ao eixo da roda e faz a tração mecânica do veículo.

Figura 3: Detalhe do Motor Elétrico e do Inversor de Frequência

No detalhe, o acoplamento mecânico do motor elétrico com a transmissão e com o eixo da roda. Importante salientar que o Motor Elétrico é projetado e construído para trabalhar com corrente alternada, ou corrente AC (de “Alternating Current”). A corrente alternada é mesma que você possui na tomada elétrica da sua residência.

Figura 4: Detalhe do acoplamento mecânico do motor elétrico com o eixo da roda

O Banco de Baterias armazena energia elétrica na forma de corrente contínua, ou corrente DC (de “Direct Current”) que é a mesma que você encontra nas pilhas comuns. Portanto, numa comparação bem simples, é pensar o Banco de Baterias como várias pilhas recarregáveis ligadas juntas.

Figura 5: Banco de Baterias

O Inversor de Frequência

Neste momento, você deve estar se perguntando: “ Um momento, e o que faz o Inversor de Frequência? ”. Ele tem uma importante função: converter a corrente contínua, armazenada no Banco de Baterias, em corrente alternada que é o tipo de corrente com a qual o Motor Elétrico foi projetado e obtém melhor desempenho.

Na figura abaixo, perceba que o Inversor de Frequência está instalado entre o Banco de Baterias e o Motor Elétrico fazendo a transformação da Corrente contínua da bateria para corrente alternada para alimentar o Motor Elétrico.

Figura 6: Os três componentes básicos de um Carro Elétrico

Já estou ouvindo o seu comentário: “Ah, entendi. Mas porque este nome complicado, Inversor de Frequência? De onde veio? ”. Aí é outra história, pois, é um termo de Engenharia Elétrica e fica para outro Blog a explicação. Por enquanto, apenas guarde este nome.

Em resumo, os três componentes básicos de um Carro Elétrico:

  • Banco de Baterias
  • Motor Elétrico
  • Frequency inverter

Na figura abaixo, temos outro Carro Elétrico, o Nissan Leaf. É um modelo mais compacto comparado ao Tesla Modelo S, sendo que a tração é dianteira, ou seja, o Motor Elétrico faz a tração mecânica no eixo de roda dianteiro. Perceba que o motor elétrico e o Inversor de Frequência estão montados num único bloco.

Figura 7: Nissan Leaf e os três componentes básico do Carro Elétrico

De Volta ao Futuro…

Caro leitor, se você tiver menos de 50 anos, pule este parágrafo e não perca seu tempo. Mas, se você tiver mais de 50 anos, permita-me remexer nas suas memórias. Você deve se lembrar de um brinquedo da sua infância chamado Autorama que tinha dois pequenos carros de corrida e uma pista de competição em oval (mais barato) ou em forma de “8” (mais caro). Neste brinquedo, os carrinhos tinham pequenos motores elétricos que eram alimentados através de um trilho metálico na pista e você controlava a velocidade variando a corrente do motor elétrico. Era uma maravilha! Sonho de todo moleque. É mais ou menos o princípio do Carro Elétrico. Agora que você lembrou do passado e percebeu que está envelhecendo, vamos voltar ao presente…

NÃO PERCAM!

Finalizando o segundo Blog desta série, vimos que o funcionamento do Carro Elétrico é muito simples e é baseado em três componentes principais. No próximo Blog, iremos ver um quarto componente importante e que será crucial para compreender como funcionam os Carregadores de Veículos Elétricos: o Onboard Charger.

Até breve!

Mauro Shinasuna
Product Manager
He is an Electrical Engineer graduated from Escola Politécnica da USP and with Specialization in Industrial Administration from Fundação Vanzolini da USP. He has over 30 years of experience in the Industrial Automation sector having worked at different companies such as Nestlé, Heineken, Rockwell Automation. He is currently Product Manager at Delta Electronics Brazil.
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