Blog

Solução para Bombeamento – Sistemas pressurizados e pressão constante
Solução para Bombeamento - Sistemas pressurizados e pressão constante
Solução de abastecimento em sistemas pressurizados, frequência variável e pressão constante.
Rodolpho Ramos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Conheça nesse artigo uma solução de sistema pressurizados aplicado a empresas de bombeamento constante de água e fluídos.

O equipamento de abastecimento de água livre de pressão negativa é um tipo de unidade de abastecimento de água pressurizada que é conectado  diretamente ao abastecimento de água municipal em rede. Permite o abastecimento de água sobreposta à pressão com base na pressão da rede de água municipal de abastecimento para garantir que a pressão na rede do município não seja inferior ao valor definido.

Onde o Sistema de Pressão é aplicado?

Abastecimento de água em alta para  edifícios residenciais, comunidades, vilas, hotéis, edifícios de escritórios e shoppings. Transformação de antigos reservatórios e outras formas de abastecimento de água. Sistemas de circulação e estações elevatórias em sistemas hidráulicos.

Pressão negativa livre, frequência variável e equipamento de abastecimento de água de pressão constante.

Processo

Quando o fluxo no abastecimento da rede municipal é maior do que o consumo de água, o sistema é abastecido por fluxo com frequência variável e pressão constante. Neste momento, uma certa quantidade de água confinada é armazenada no tanque de fluxo constante. Quando a pressão na junção da rede municipal e o tanque de fluxo constante diminui para relativo 0 ou abaixo devido ao maior consumo de água, a pressão negativa é formada no tanque, e a válvula de admissão do vácuo supressor abre para deixar o ar entrar. Neste momento, o tanque de fluxo está agindo como um tanque de água aberto com superfície livre, com a mesma pressão que atmosfera, eliminando assim a pressão negativa. Quando o nível baixa para o valor definido, o controle sistema no painel de frequência variável recebe o sinal de nível e para a unidade de pressurização, como resultado, o abastecimento de água é interrompido; Quando agua o consumo diminui, o nível na constante do tanque de fluxo sobe, o ar é descarregado da exaustão por válvula, a pressão está de volta ao normal, e o a unidade de pressurização reinicia automaticamente o resultado é que o abastecimento de água é restaurado.

Solução Delta

Abaixo a arquitetura da solução, composta por 3 inversores da série MS300 para controle de Pressão através da função PID incorporada nos inversores, além de contar com multi medidores de energia da série DPM e o sistema de controle com o CLP AS300 e Interface gráfica DOP-100.

Lista de Materiais

TIPO Descrição Código Delta Quantidade
IHM Sistema de monitoramento e parametrização DOP-110WS 1
CLP Coletor de dados e execução da logica AS320P-B 1
INVERSOR Controle do bombeamento VFD2A7MS43ANSAA 3
MEDIDOR DE ENERGIA Monitoramento de Grandezas elétricas DPM-C530A 1
MOTO-BOMBA Bomba d’agua Síncrona MSI11C-30CDXS2D1A 3
SENSOR DE PRESSAO Detecção de pressão N/A 2

 

Recursos e Vantagens

Controle de abastecimento de água de pressão constante e inteligente para pressão de saída mais estável

  • Controle de frequência variável e aumento / diminuição inteligente do número de bombas para evitar flutuações de pressão e mantem a pressão de água estável.
  • Abastecimento de água por divisão de pressão. Ajuste automático da pressão de abastecimento desejado para atender demandas de abastecimento em horários diferentes.

Funções dedicadas da bomba para melhorar Eficiência e confiabilidade.

  • Frequência uniforme e controle para equilibrar a carga da bomba para eficiência operação de bombas.
  • Função dormir / despertar para evitar partidas / paradas frequentes devido a pequeno fluxo.
  • Detecção confiável de pressão negativa, tanque de fluxo constante pressão e falta de água para evitar bomba vazia.

Motor eficiente de relutância síncrona para economizar energia.

  • O motor de relutância síncrono oferece uma eficiência energética de até IE5, combinada com frequência variável controle para economizar energia.

Documento traduzido Luis Cristofoli da empresa parceira Automação em Cascavel
Rodolpho Beazin Ramos
Product Manager
Especialista em produtos de Automação Industrial é graduado em Tecnologia em Automação Industrial, pelo Instituto Federal de São Paulo e em Engenharia Elétrica, especializado em Estratégia de Negocios pela Universidade de La Verne – Califórnia/EUA e MBA em Marketing pela ESPM. Com mais de 15 anos de experiência em Processos e Automação Industrial, com alto conhecimento em Soluções Industriais, Programação de Máquinas e Equipamentos. Especialista em novas tecnologias como IoT e Indústria 4.0.

Endereço

São José dos Campos
Estrada Velha Rio-São Paulo, 5300
Eugênio de Melo | São José dos Campos
CEP: 12247-004 | SP – Brasil

Contato

POLÍTICA DE COOKIES. Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.

Entre em contato conosco

Envie suas dúvidas preenchendo o formulário