Blog

Robô SCARA Delta com 5 Eixos: Solução Patenteada
Robô SCARA Delta com 5 Eixos: Solução Patenteada
Delta Electronics desenvolveu um Robô SCARA com um 5º eixo integrado que pode substituir, em algumas aplicações, um Robô Articulado de 6 eixos, com custo mais competitivo
Mauro Shirasuna
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O Robô SCARA (“Selective Compliance Articulated Robot”) foi desenvolvido na década de 80 para ser utilizado na indústria eletrônica na inserção de componentes eletrônicos em placas de montagem. Estas tarefas exigem alta velocidade e alta precisão e, para suportar estes requisitos, foi projetado como um braço manipulador com quatro graus de liberdade, sendo três articulações, ou juntas rotatórias, e uma prismática. Atualmente, o robô SCARA é muito utilizado em aplicações industriais “pick-and-place” (“pegar e colocar”) em linhas de montagem de peças que demandam alta velocidade e precisão.

A Delta Electronics desenvolveu um robô SCARA exclusivo com um 5º eixo integrado como solução para aplicações de “pick-and-place” angular e execução de caminho 3D. Esta tecnologia patenteada permite que os usuários realizem movimentos semelhantes aos de um robô de braço vertical articulado de 6 eixos, mas com um custo mais baixo.

O modelo DRS60L3 é um robô SCARA da marca Delta com alcance de 600 mm, curso Z de 200 mm e carga útil de 3 kg e é capaz de atingir alta repetibilidade com ciclo padrão de tempo de 0,45 seg. O modelo SCARA com 5º eixo inclui um servo-motor rotativo, que é montado na extremidade da ranhura do eixo Z, permitindo que uma ferramenta instalada no extremidade do braço gire. Os cabos de alimentação e feedback dos motores são direcionados ao eixo estriado oco e este 5º eixo está incluído no caminho do movimento robótico para aprofundar o nível de integração para facilitar a implementação, calibração do caminho da ferramenta e ensino de pontos. Este alto nível de integração permite que os fabricantes de máquinas OEM adicionem robôs de baixo custo em suas máquinas com alta confiabilidade e desempenho do sistema. Com os controles incluídos como parte do pacote do robô, funções de controle de conformidade sem sensores e detecção de colisão tornam-se parte da solução de design. O produto também oferece escalabilidade de até 800 mm de alcance, carga útil de 8 kg e curso Z de 420 mm. 

Descrição da finalidade do produto:

O objetivo deste produto é diminuir o custo de implementação para movimento dentro de um espaço dimensional, com um módulo de robô rápido e preciso. O robô do tipo SCARA possui maior rigidez planar que um braço articulado vertical de 6 eixos, resultando em maior precisão. Ocupa menos espaço e é mais rápido do que a configuração de um robô cartesiano. Inclui controle de conformidade para flexibilidade de engajamento de peças. É único porque nenhum outro robô SCARA tem essa tecnologia integrada, a montagem e calibração dos 5 eixos juntos criam um sistema predefinido para maior precisão em vários sistemas durante a implantação.

Processo de desenvolvimento e avanço da engenharia:

A Delta trabalha continuamente para desenvolver produtos de alto valor com mais recursos e funções projetadas no produto. Este robô SCARA patenteado de 5º eixo é simplesmente uma manifestação dessa competência dentro da Delta na busca por tecnologia de alto valor a preço. Nossos clientes e nossas próprias fábricas precisavam de uma solução de controle / braço robótico de baixo custo que fosse modular e pudesse ser rapidamente implantada para obter desempenho e precisão na máquina e na linha de fabricação. Aproveitamos nosso próprio conhecimento interno de engenharia para desenvolver o produto e processar o design do produto e a fabricação desse produto em maior volume. O resultado final é um produto que pode ser rapidamente implantado e implementado em uma ampla gama de aplicações 3D, com calibração mais rápida do fim do braço e engajamento do caminho da peça. A solução inclui não apenas o braço SCARA de 5 eixos, mas também os controles e software para fazer isso acontecer.

Mauro Shinasuna
Product Manager
É Engenheiro Elétrico formado pela Escola Politécnica da USP e com Especialização em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini da USP. Possui mais de 30 anos de experiência no setor de Automação Industrial com passagens em diferentes empresas como Nestlé, Heineken, Rockwell Automation. Atualmente, é Product Manager da Delta Eletronics Brasil.

Endereço

São José dos Campos
Estrada Velha Rio-São Paulo, 5300
Eugênio de Melo | São José dos Campos
CEP: 12247-004 | SP – Brasil

Contato

POLÍTICA DE COOKIES. Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.

Entre em contato conosco

Envie suas dúvidas preenchendo o formulário