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Como fazer auto tuning no inversor de frequência C2000
Como fazer auto tuning no inversor de frequência C2000
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Introdução

Para melhor controle, é necessário fazer o auto tuning para que o inversor de frequência possa identificar os parâmetros do motor como: resistência do estator, resistência do rotor, indutância de magnetização e indutância do estator.

 

Nota: Vale ressaltar que os valores de placa do motor como tensão, corrente e frequência devem estar corretamente ajustados antes de realizar esse procedimento, pois os valores de fábrica podem ser maiores que os nominais do motor, causando uma sobrecorrente no motor durante o processo de auto tuning.

 

IM = Motor de indução

PM = Motor de imãs permanente

IPM = Motor de imãs permanente (Montados no interior)

SPM = Motor de imãs permanente (Montados na superfície)

 

Realizando o auto tuning (Motor de Indução)

  1. Primeiramente, redefina todos os parâmetros do inversor de frequência.

P00-02 = 10

2. Ajuste o inversor com os valores nominais do motor.

P01-01 = Frequência nominal do motor (Hz)

P01-02 = Tensão nominal (V)

P05-01 = Corrente nominal (A)

P05-02 = Potência nominal (kW)

P05-03 = Velocidade nominal (RPM)

P05-04 = Quantidade de polos

3. Escolha o modo de operação do auto tuning.

a. P05-00 = 1 Ajuste automático dinâmico para motor de indução (IM)
b. P05-00 = 2 Ajuste automático estático para motor de indução (IM)
a. P05-00 = 6 Ajuste automático avançado para curva de fluxo (IM)

Recomenda-se utilizar o modo 6 ou 1, mas esses dois modos irão acionar o motor e o eixo irá girar. Portando, caso não possa desativar o freio, a carga ou o sistema não permitem o acionamento do motor, recomenda-se utilizar o modo estático 2. Caso utilize o modo dinâmico, desacople a carga e verifique se os freios estão livres.

4. Após selecionar o modo de operação do auto tuning, pressione a tecla RUN do keypad. O motor fará um pouco de barulho e movimentará caso tenha escolhido o modo dinâmico. Evite encostar no motor durante esse momento pois o inversor irá aplicar tensões no motor.

5. Após o auto tuning, verifique se os parâmetros do motor foram obtidos.

Pr. 05-06 Resistência do Estator (Rs) – Motor de indução 1
Pr. 05-07 Resistência do Rotor (Rr) – Motor de indução 1
Pr. 05-08 Indutância de magnetização (Lm) – Motor de indução 1
Pr. 05-09 Indutância do Estator (Lx) – Motor de indução 1

6. Caso existam valores ajustados nesses parâmetros, o auto tuning estará completo.

 

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São José dos Campos
Estrada Velha Rio-São Paulo, 5300
Eugênio de Melo | São José dos Campos
CEP: 12247-004 | SP – Brasil

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