FAQ

Como fazer o Control Block na IHM.
Como fazer o Control Block na IHM.

Introdução

O “Control Block” é uma das funções mais utilizadas nos desenvolvimentos das IHM Delta. Com esta função o usuário pode definir variáveis de escrita e leitura para utilizar conforme a necessidade do projeto.

Para acessar a área de controle do “Control Block” é simples e fácil:

1.Na barra de acesso do DOPSoft, acessar o menu de “Options’:

2. Dentro do menu de opções, selecionar “Configuration”

3.Selecionar a opção do “Control Block” no menu de configurações ao lado esquerdo.

O DOPSoft permite que o usuário utilize endereços/variáveis de configurações para escrita de dados na opção “Control Block” ou leitura de dados no “Status Block”.

Estas variáveis podem efetuar mudanças de telas ou indicar qual tela atual na IHM durante a operação, até mesmo definir variáveis de receitas, limpar dados de histórico, entre outras funções que podem ser definidas utilizando o “Control Block” e “Status Block”.

O exemplo abaixo indica a utilização da variável externa D0 para controlar a seleção de telas. Ao definir um valor de escrita para esta variável inserida na opção “Screen NO”, na aba “Control Block”. A IHM fará a mudança de tela referente ao valor imputado nesta variável.

  1. Configuração variável D0 – Control Block para mudança de telas na IHM

Para visualização de qual é a tela atual na IHM, foi declarada a variável D10 no “Screen NO” da aba “Status Block”, conforme alteram as telas na IHM, modifica o valor desta variável.

2. Configuração da variável D10 – Status Block indica o valor da tela atual.

3. Visualização da Tela 01 no DOPSoft, indicação da tela home.

4. No programa indica o valor inserido na variável D0 = 1 onde fará o controle da tela que será visualizada na IHM. A visualização na variável D10 indica a tela atual.

5. Visualização na IHM da Tela 01 conforme o valor inserido na variável D0.

6.DOPSoft visualização da configuração de telas