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SÉRIE: A REVOLUÇÃO DA MOBILIDADE ELÉTRICA – PARTE 3
SÉRIE: A REVOLUÇÃO DA MOBILIDADE ELÉTRICA – PARTE 3
Mauro Shirasuna

Olá! Seja bem-vindo! Este é o terceiro blog sobre Mobilidade Elétrica e, neste artigo, iremos descrever um quarto importante componente do Carro Elétrico e que será crucial para compreender como funcionam os Carregadores de Veículos Elétricos: o Onboard Charger. Também descreveremos os dois tipos de Carregadores de Veículos Elétricos e seus princípios de funcionamento.

Mais uma vez, para quem ainda não leu os blogs anteriores, convidamos a entrar no nosso site e procurar os dois primeiros artigos desta série. Nosso objetivo é explicar a Mobilidade Elétrica e os princípios básicos de funcionamento do Carro Elétrico de forma simples e descontraída de tal maneira que nossos leitores possam assimilar os conceitos.

 

Figura 1: Concepção Delta de um Eletroposto para Veículos Elétricos

 

O Quarto Componente

            No segundo blog, explicamos que existem três componentes básicos de um Carro Elétrico que possibilitam seu funcionamento:

  • Banco de Baterias
  • Motor Elétrico
  • Inversor de frecuencia

No entanto, existe um quarto componente cuja função não é óbvia: o Onboard Charger. Em tradução livre seria: “Carregador a bordo” ou “Carregador interno”.

Na figura abaixo, vemos este componente em destaque e instalado próximo ao Banco de Baterias de um Carro Elétrico, neste caso, um Nissan Leaf:

Figura 2: Detalhe do Onboard Charger

 

A explicação para a função do Onboard Charger é um pouco longa, porém simples. Imagine que você esteja dirigindo um Carro Elétrico com o Banco de Baterias totalmente carregado, ou seja, com 100% de carga de energia. Depois de rodar vários quilômetros, você vai perceber que o nível da carga vai baixando devido ao consumo de energia pelo Motor Elétrico.

Quando o Banco de Baterias atingir os 20% de nível de carga, consideramos que atingimos um limite de segurança. A partir deste momento, o usuário deve procurar recarregar o Banco de Baterias para não correr o risco de ficar parado na rua.

Numa comparação simples, seria como rodar com um carro com motor de combustão interna que atinge a reserva do tanque de combustível. Neste momento, você terá que procurar um posto de gasolina para abastecimento para não correr o risco de ter uma “pane seca”.

Mas voltando ao Carro Elétrico, como se recarrega o Banco de Baterias? Aí entra a figura do Onboard Charger. A função do Onboard Charger é converter corrente alternada, proveniente de um equipamento externo chamado Carregador, em corrente contínua a ser armazenada no Banco de Baterias. Se você não compreendeu, não tem problema. Vamos explicar novamente de forma bem didática:

  • Corrente Contínua: também utilizamos os termos CC (“Corrente Contínua”) ou DC (“Direct Current”). Neste tipo de corrente, o fluxo de elétrons, dentro de um circuito elétrico, ocorre em apenas uma direção, do pólo positivo para o pólo negativo. Exemplos: pilhas, fontes adaptadoras para notebook, painel solar, baterias de chumbo e Banco de Baterias de Carros Elétricos
  • Corrente Alternada: também utilizamos os termos AC (“Corrente Alternada”) ou AC (“Alternating Current”). Diferentemente da corrente contínua, na corrente alternada, os elétrons se deslocam em duas direções alternadamente. Desse modo, a carga é ora positiva, ora negativa. Essa variação é chamada de ciclo e ocorre entre 50 e 60 vezes por segundo em um circuito elétrico comum. Exemplos: a rede elétrica das concessionárias (Enel, CPFL, Copel, Cemig, etc.) é composta de cabos e postes que transportam a energia elétrica na forma AC. E é esta mesma energia que chega nas tomadas das residências, lojas e escritórios. Outro exemplo são os geradores elétricos, que a partir de um motor a diesel, geram energia elétrica na forma AC.
  • Do exposto, vimos que o Banco de Baterias armazena energia elétrica na forma DC e a energia disponível na rede elétrica da Concessionária é na forma AC. Portanto, é necessário converter a corrente alternada AC da rede elétrica para DC para poder recarregar o Banco de Baterias.
  • O Onboard Charger faz esta função de conversão de AC para DC e recarregar o Banco de Baterias, conforme a figura abaixo.

 

Figura 3: Recarga do Banco de Baterias através do Onboard Charger

 

  • No entanto, pela figura, percebemos que a energia AC não é proveniente diretamente da rede elétrica de uma Concessionária e, sim, de um equipamento chamado de Carregador AC. A seguir, vamos entender o que é um Carregador AC.

Carregador AC

Chamamos de “Carregador AC” ao equipamento que transfere a corrente alternada da rede elétrica para o Onboard Charger do Carro Elétrico. Por sua vez, o Onboard Charger converte a corrente alternada em corrente contínua e recarrega o Banco de Baterias.

Além disto, o Carregador AC possui circuitos internos de segurança que possibilitam trocar informações com o Carro Elétrico e somente liberar a corrente alternada assim que o cabo estiver firmemente conectado. Uma vez iniciado o carregamento, o Carregador monitora flutuações a tensão da rede elétrica e fuga de corrente à Terra podendo desarmar o Carregador por questões de segurança. Por último, o Carregador possui placas de comunicação Ethernet, WiFi ou Celular que possibilitam a troca de informações com aplicativos de gerenciamento de Carregadores.

São equipamentos relativamente simples e com dimensões relativamente pequenas. As potências típicas são de 7,4kW, 11kW e 22kW. Podem ser instalados em residências, lojas, estacionamentos, escritórios, rodovias, etc.  Se por um lado, são mais simples e fáceis de instalar, são lentos para recarregar o Banco de Baterias. Para carregamento rápido, utilizamos os Carregadores DC.

 

Figura 4: Carregador AC

 

Carregador DC

Chamamos de “Carregador DC” ao equipamento que faz a recarga fornecendo corrente contínua diretamente ao Banco de Baterias do Carro Elétrico, conforme a figura abaixo:

Figura 5: Carregador DC

 

Desta vez, o On Board Charger não é utilizado! O Carregador DC alimenta diretamente o Banco de Baterias. Desta forma, a função de converter de corrente alternada para corrente contínua é realizada pelo Carregador DC. Isto implica em maior complexidade neste tipo de carregador e maior volume para acomodar internamente mais placas eletrônicas.

As potências típicas de Carregadores DC são de 25kW, 50kW, 75kW, 100kW, 150kW, 200kW, 250kW e 300kW. Este tipo de carregamento também é também conhecido como “carregamento rápido” porque disponibiliza maiores potências para recarregar o Banco de Baterias, diminuindo o tempo de carregamento. No entanto, o Carregador DC é mais caro, com certeza, devido a sua maior complexidade.

 

NÃO PERCAM!

Finalizando este terceiro blog desta série, vimos que o Onboard Charger e os tipos de Carregadores: AC e DC. No próximo blog, iremos detalhar mais estes dois tipos de carregadores e como se calcula o tempo de carregamento de um Carro Elétrico.

 

Até breve!

Mauro Shinasuna
Gerente de producto
Es Ingeniero Eléctrico egresado de la Escola Politécnica da USP y con Especialización en Administración Industrial de la Fundação Vanzolini da USP. Tiene más de 30 años de experiencia en el sector de la Automatización Industrial habiendo trabajado en diferentes empresas como Nestlé, Heineken, Rockwell Automation. Actualmente es Gerente de Producto en Delta Electronics Brasil.
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