FAQ

Como eliminar a interferência eletromagnética (EMI) no servoacionamento da Delta?
Como eliminar a interferência eletromagnética (EMI) no servoacionamento da Delta?

Quando um servoacionamento CA é comutado para “Servo On”, ele gera ruídos de alta ou baixa frequência durante a operação e pode interferir com equipamentos periféricos (Ex.: CLP, IHM e etc.) através de condução ou radiação, o que muitas vezes resulta em erros de comunicação ou operações anormais. Os seguintes métodos podem resolver esse problema:

  1. Potência separada do servoacionamento e controlador uma vez que o (EMI) gerado pelo servo geralmente influência nos controladores, como Interfaces Homem Máquina (IHM) e Controladores Lógicos Programáveis (CLP) através do circuito de energia, recomenda-se, portanto, a separação da energia do servoacionamento e dos controladores para reduzir o efeito (EMI).
  2. Blindagem de cabo para minimizar interferência eletromagnética. Recomenda-se utilizar cabo de par trançado blindado para comunicações. Isso ajudará a reduzir o ruído (EMI) nos controladores por radiação ou condução.
  3. Enrole o ferrite nos terminais de conector de energia RST e UVW do servoacionamento CA. Quando o sistema de servo CA é comutado para “Servo On”, a interferência (EMI), como sinais comuns de alta frequência, aparecem. O uso de anéis ímãs de ferrite reduz efetivamente a interferência de sinal de alta frequência em cabos de alimentação, cabos de sinal e conectores, para que sinais normais possam ser transmitidos.
  4. Dispositivos devidamente conectados ao aterramento (por exemplo, placas de servo drives AC) frequentemente experimentam fugas elétricas que interferem com equipamentos periféricos através de objetos metálicos, como fios e parafusos. A melhor maneira de evitar esse problema é usar um cabo de terra para cada servo drive CA e um para cada controlador para se conectar ao terminal terra. A razão é que se os motores dos servo CA e os controladores estiverem conectados por um único cabo de terra ao terminal de aterramento, a fuga elétrica afetará imediatamente outros equipamentos periféricos através do cabo e criará uma interferência maior; em segundo lugar, a área do último contato no fio terra é muito pequena para impedir efetivamente que as fugas elétricas interfiram nos outros dispositivos.