FAQ

Como dimensionar as unidades e resistores de frenagem para os inversores de frequência Delta
Como dimensionar as unidades e resistores de frenagem para os inversores de frequência Delta

Introdução

Em muitas aplicações o resistor de frenagem é necessário, pois auxilia na parada mais rápida e na proteção do inversor de frequência contra sobretensões no link CC. Alguns inversores já vêm com a unidade de frenagem incorporado e outros precisam de um ou mais unidades de frenagem.

Identificando o unidade e resistor de frenagem.

A forma mais simples de verificar o modelo da unidade de frenagem e dos resistores é ir na tabela de resistores de frenagem encontrada no manual do usuário. Para exemplificar, considerou-se o inversor de frequência da série C2000.

 

Siga os passos abaixo:

  1. Identifique a tensão e potência do VFD. Veja o capítulo “1-2 Model Name” ou o catálogo da série C2000.

 

 

  1. Uma vez identificada a tensão e potência do VFD, veja o capítulo “7-1 All Brake Resistors and Brake Units Used in AC Motor Drives” no manual do usuário do C2000. Nesse capítulo é possível identificar os unidades e resistores de frenagem de acordo com a tensão e potência do inversor.

 

    1. Exemplo: VFD007C23A (0.7kW / 230Vca)

 

No exemplo “a”, o VFD precisará de 1 x Resistor de 80W / 200Ohms que será ligado diretamente no inversor de frequência sem a necessidade de unidade de frenagem.

 

    1. Exemplo: VFD300C23A (30kW / 230Vca)

Para o exemplo “b”, o VFD precisará de 2 x unidades de frenagem (VFDB2015) e   4 x resistores de frenagem de 4000W / 5.1Ohms. Serão utilizados 2 x resistores em série por unidade de frenagem.

 

Para maiores informações veja o manual das unidades de frenagem do respectivo inversor de frequência.

 

Notas:

  • É de extrema importância que o resistor tenha um relé térmico (O.L.) para indicar sobretemperatura.
  • Observe que esse resistor é para 10% ED. Verifique se a sua aplicação necessita de um percentual de ED maior.

  • Considere fatores de segurança do ambiente ao instalar os resistores de frenagem. Se você usar o valor mínimo de resistência, consulte os revendedores locais para recalcular os valores do resistor.
  • Ao utilizar mais de duas unidades de frenagem, o valor do resistor equivalente da unidade de frenagem em paralelo não pode ser inferior ao valor na coluna de resistência ôhmica mínima “Minimum Resistor Value (Ω)”. Leia as informações de ligação no manual do usuário da unidade de frenagem completamente antes da operação.
  • A tabela acima é para uso normal; se a unidade é aplicada para frenagem frequente, sugere-se aumentar 2 a 3 vezes a potência em Watts.

Conclusão

Esses passos se aplicam para outras famílias de inversores de frequência da Delta. Procure o manual do usuário e o manual da unidade de frenagem do respectivo inversor de frequência para encontrar as informações citadas