Figura 1: Tesla Modelo S<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\nO Banco de Baterias<\/strong><\/p>\n\n\n\nEm seguida, imagine que retiramos toda a carroceira, sobrando apenas o chassi:<\/p>\n\n\n\n
\nImediatamente, o que nos chama a aten\u00e7\u00e3o \u00e9 o Banco de Baterias que \u00e9 instalado na parte inferior do chassi.<\/li>\n\n\n\n O maior volume, peso e custo do carro est\u00e3o nas baterias.<\/li>\n\n\n\n Como o Banco de Baterias est\u00e1 instalado na parte mais baixa do chassi, possibilita um centro de gravidade baixo e maior estabilidade ao Carro El\u00e9trico.<\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n
Figura 2: Chassi do Tesla Modelo S<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\nO Motor El\u00e9trico<\/strong> <\/p>\n\n\n\nAl\u00e9m do Banco de Baterias, podemos notar o motor el\u00e9trico (na cor vermelha) e o inversor de frequ\u00eancia (cor verde). O motor el\u00e9trico est\u00e1 acoplado mecanicamente ao eixo da roda e faz a tra\u00e7\u00e3o mec\u00e2nica do ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n
\n
Figura 3: Detalhe do Motor El\u00e9trico e do Inversor de Frequ\u00eancia<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\nNo detalhe, o acoplamento mec\u00e2nico do motor el\u00e9trico com a transmiss\u00e3o e com o eixo da roda. Importante salientar que o Motor El\u00e9trico \u00e9 projetado e constru\u00eddo para trabalhar com corrente alternada, ou corrente AC (de \u201cAlternating Current\u201d). A corrente alternada \u00e9 mesma que voc\u00ea possui na tomada el\u00e9trica da sua resid\u00eancia.<\/p>\n\n\n
\n
Figura 4: Detalhe do acoplamento mec\u00e2nico do motor el\u00e9trico com o eixo da roda<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\nO Banco de Baterias armazena energia el\u00e9trica na forma de corrente cont\u00ednua, ou corrente DC (de \u201cDirect Current\u201d) que \u00e9 a mesma que voc\u00ea encontra nas pilhas comuns. Portanto, numa compara\u00e7\u00e3o bem simples, \u00e9 pensar o Banco de Baterias como v\u00e1rias pilhas recarreg\u00e1veis ligadas juntas.<\/p>\n\n\n
\n
Figura 5: Banco de Baterias<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\nO Inversor de Frequ\u00eancia<\/strong><\/p>\n\n\n\nNeste momento, voc\u00ea deve estar se perguntando: \u201c Um momento, e o que faz o Inversor de Frequ\u00eancia<\/em>? \u201d. Ele tem uma importante fun\u00e7\u00e3o: converter a corrente cont\u00ednua, armazenada no Banco de Baterias, em corrente alternada que \u00e9 o tipo de corrente com a qual o Motor El\u00e9trico foi projetado e obt\u00e9m melhor desempenho.<\/p>\n\n\n\nNa figura abaixo, perceba que o Inversor de Frequ\u00eancia est\u00e1 instalado entre o Banco de Baterias e o Motor El\u00e9trico fazendo a transforma\u00e7\u00e3o da Corrente cont\u00ednua da bateria para corrente alternada para alimentar o Motor El\u00e9trico.<\/p>\n\n\n
\n
Figura 6: Os tr\u00eas componentes b\u00e1sicos de um Carro El\u00e9trico<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\nJ\u00e1 estou ouvindo o seu coment\u00e1rio: \u201cAh, entendi. Mas porque este nome complicado, Inversor de Frequ\u00eancia? De onde veio<\/em>? \u201d. A\u00ed \u00e9 outra hist\u00f3ria, pois, \u00e9 um termo de Engenharia El\u00e9trica e fica para outro Blog a explica\u00e7\u00e3o. Por enquanto, apenas guarde este nome.<\/p>\n\n\n\nEm resumo, os tr\u00eas componentes b\u00e1sicos de um Carro El\u00e9trico:<\/p>\n\n\n\n
\nBanco de Baterias<\/li>\n\n\n\n Motor El\u00e9trico<\/li>\n\n\n\n Inversor de Frequ\u00eancia<\/li>\n<\/ul>\n\n\n\nNa figura abaixo, temos outro Carro El\u00e9trico, o Nissan Leaf. \u00c9 um modelo mais compacto comparado ao Tesla Modelo S, sendo que a tra\u00e7\u00e3o \u00e9 dianteira, ou seja, o Motor El\u00e9trico faz a tra\u00e7\u00e3o mec\u00e2nica no eixo de roda dianteiro. Perceba que o motor el\u00e9trico e o Inversor de Frequ\u00eancia est\u00e3o montados num \u00fanico bloco.<\/p>\n\n\n\n <\/figure>\n\n\n\n
Figura 7: Nissan Leaf e os tr\u00eas componentes b\u00e1sico do Carro El\u00e9trico<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\nDe Volta ao Futuro…<\/strong><\/p>\n\n\n\nCaro leitor, se voc\u00ea tiver menos de 50 anos, pule este par\u00e1grafo e n\u00e3o perca seu tempo. Mas, se voc\u00ea tiver mais de 50 anos, permita-me remexer nas suas mem\u00f3rias. Voc\u00ea deve se lembrar de um brinquedo da sua inf\u00e2ncia chamado Autorama<\/em> que tinha dois pequenos carros de corrida e uma pista de competi\u00e7\u00e3o em oval (mais barato) ou em forma de \u201c8\u201d (mais caro). Neste brinquedo, os carrinhos tinham pequenos motores el\u00e9tricos que eram alimentados atrav\u00e9s de um trilho met\u00e1lico na pista e voc\u00ea controlava a velocidade variando a corrente do motor el\u00e9trico. Era uma maravilha! Sonho de todo moleque. \u00c9 mais ou menos o princ\u00edpio do Carro El\u00e9trico. Agora que voc\u00ea lembrou do passado e percebeu que est\u00e1 envelhecendo, vamos voltar ao presente…<\/p>\n\n\n\nN\u00c3O PERCAM!<\/strong><\/p>\n\n\n\nFinalizando o segundo Blog desta s\u00e9rie, vimos que o funcionamento do Carro El\u00e9trico \u00e9 muito simples e \u00e9 baseado em tr\u00eas componentes principais. No pr\u00f3ximo Blog, iremos ver um quarto componente importante e que ser\u00e1 crucial para compreender como funcionam os Carregadores de Ve\u00edculos El\u00e9tricos: o Onboard Charger<\/em>.<\/p>\n\n\n\nAt\u00e9 breve!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Seja bem-vindo! Este \u00e9 o segundo blog de uma s\u00e9rie a respeito da Mobilidade El\u00e9trica e, neste artigo, mais especificamente, iremos descrever os princ\u00edpios b\u00e1sicos…<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":9382,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[292],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/delta-electronics.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9368"}],"collection":[{"href":"https:\/\/delta-electronics.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/delta-electronics.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/delta-electronics.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/delta-electronics.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=9368"}],"version-history":[{"count":6,"href":"https:\/\/delta-electronics.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9368\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":9390,"href":"https:\/\/delta-electronics.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9368\/revisions\/9390"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/delta-electronics.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/9382"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/delta-electronics.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=9368"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/delta-electronics.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=9368"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/delta-electronics.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=9368"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}